TIAGO 4:15
Ao invés disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”.
Ao invés disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”.
Mais um ano passou. E mais um ano se inicia. De um ponto de vista podemos dizer que é um ano a mais. De outro, que é um ano a menos. Tudo depende da forma como olhamos. Este é um momento importante para avaliarmos nossa vida, ver o que fizemos, ver o que deixamos de fazer, ver o que ficou para este novo ano. De qualquer forma, é um bom momento para fazermos os planos daquilo que queremos realizar nos próximos 365 dias.
Planejar é muito bom. É necessário. É ser prudente não deixar as coisas simplesmente acontecerem para depois reclamarmos por não terem acontecido como queríamos. Deus nos deu inteligência e sabedoria para fazer planos, antever algumas coisas e preparar outras.
Entretanto, não podemos deixar de dar atenção ao aviso dado por Tiago em seu livro. Tiago nos lembra que em sua época muitas pessoas diziam: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro” (v. 13). Hoje em dia muitos de nós agem assim. Entretanto, Tiago afirma: “Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã”. E realmente não sabemos. Nem sequer se estaremos vivos amanhã. Por isso, Tiago pergunta: “Que é a sua vida?” E então ele mesmo responde: “Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa” (v. 14).
Diante desta nossa fragilidade e incapacidade de vivermos por conta própria, Tiago arremata: “Ao invés disso, deveriam dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo” (v. 15).
Sim! SE O SENHOR QUISER... Que este seja o lema de nossa vida e de nossos planos.
Que Deus abençoe nesse ano que se inicia!
Se o Senhor não quiser, não adianta insistir!