quinta-feira, 22 de outubro de 2009

ESPEREI CONFIANTEMENTE

Esperei confiantemente no SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.
Salmo 40. 1


Este versículo é muito rico e contem varias lições relacionadas ao sofrimento seguido pelo livramento da parte de Deus aos seus filhos. A primeira é que a palavra confiantemente, é expressa com os seguintes significados:

1) Dependência total em Deus. Esta palavra reflete uma das características importante na vida de quem sabe que Deus tem o controle de sua história. A dependência é o resultado de uma consciência que busca a comunhão integral com Deus. Esta pessoa esta sensível e atenta a voz soberana de Deus. A lei de Deus é o seu guia para caminhar diante dos perigos.

2) Paciência e perseverança. O ser humano tem em sua natureza, a ansiedade. Ela às vezes nos seduz e faz com que tomemos decisões perigosas e prejudiciais; duvidosas e desagradáveis a vontade de Deus. A paciência e a perseverança são virtudes que adquirimos obtendo vida com Deus.

3) Descanso em confiar que Deus o livrará do perigo. O descanso reflete a segurança, a certeza de que mesmo em silencio, Deus esta agindo ao nosso favor.

Em segundo lugar, precisamos ver uma outra atitude por parte do salmista; ele buscou socorro ou respostas para os seus problemas ou perigo. A onde recorrer? A quem recorrer? Quem deve ser a minha opção para gritar por socorro? Apesar de parecer simples e obvio neste versículo, mas é um ponto fundamental de muita importância para o futuro. Se eu grito por socorro é porque não tenho forças ou saídas para fugir deste perigo. Então devo recorrer a opção ou a pessoa certa. Muitos escolhem de maneira errada as opções de socorro para seus problemas. Muitas vezes pedimos socorro à pessoa errada.

O salmista deixa uma descrição muito importante: a segunda atitude (clamar por socorro), é decorrente da primeira atitude (a confiança). Eu só posso gritar por socorro a pessoa certa, se conhecer a fonte ou a sua procedência. Eu só posso gritar por socorro a Deus se buscar segurança no conhecimento sobre a sua pessoa, seja meditando na sua palavra e também praticando o que ela me ensina sobre o que Deus quer de mim.

O conhecimento sobre Deus nos dá certeza de que quando eu pedir por socorro, Ele esta pronto a me atender. Às vezes não sabemos pedir e até exercitamos a confiança em Deus de maneira errada. Quantos esquecem de confiar em Deus e depositam a sua confiança em coisas ou pessoas que desagradam o seu coração.

Por isso, quando pensarmos nas respostas para estes questionamentos precisamos primeiro ter certeza de que Deus em meio ao sofrimento cuida de nós. Ele não deixa o justo desamparado. Em segundo, precisamos esperar confiantemente como disse o salmista e perceber que: confiança é ter segurança, dependência e descansar Nele.

Por ultimo, devemos saber que o nosso clamor por socorro deve ser direcionado a Ele. Quando fazemos isto é uma maneira de O reconhecermos em nossas vidas. Álias, tudo se resume em dizer que, Deus é o Senhor da vida seja em qualquer circunstancia.

A alegria e o sofrimento são os meios pelos qual Deus nos mostra o que Ele quer como vontade para cada um de nós e a sua vontade é benção até mesmo nos sofrimentos. Por isso o salmista diz; esperei confiantemente no SENHOR.

Termino nossa reflexão com um louvor que é na verdade o Salmo 40 cantado

Coloque-se na presença do Senhor agora, e deixe Ele trazer a sua memória tudo o que de bom você tem vivido, diante de todo cuidado por você demonstrado por Deus. Maior prova disso é o fato de ter entregado o Seu único Filho para sofrer a morte de cruz pra que você tornasse a ter comunhão com Ele, e passasse a fazer parte da Sua familia espiritual.

Então solte um brado de alegria em louvor ao único digno de receber toda a adoração. E tenha sempre um coração grato diante Dele.