sábado, 26 de dezembro de 2009

As promessas de Deus

“Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” João 16:33.

O Senhor Jesus previu que os seus discípulos seriam afligidos neste mundo. De uma maneira geral todos sofrem aflições em maior ou menor escala neste mundo, e os crentes em Cristo não são exceção, mesmo gozando da vida eterna em comunhão com Deus e sendo adotados por Ele como filhos.
O crente sofre ainda outras aflições por estar no mundo, sem ser do mundo: o mundo se torna seu inimigo, e o persegue como também perseguiu ao seu Mestre e Senhor, trazendo ao crente ainda maiores aflições. Mas o Senhor Jesus nos anima dizendo que como Ele venceu o mundo, também nós o poderemos fazer. A força que nos falta nos será dada pelo Espírito Santo que está em nós.

Lembremos algumas das promessas dadas aos afligidos:

1. Dias melhores: “Cantai ao SENHOR, vós que sois seus santos, e celebrai a memória da sua santidade. Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida; o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Salmo 30:4-5). Nosso Deus é um Pai misericordioso, a Quem devemos cantar louvores lembrando a Sua santidade. Se Ele nos disciplina como um pai disciplina ao seu filho, não é por muito tempo. Quando passamos por uma noite de aflição, sabemos com certeza que a aurora virá novamente trazendo alegria pela manhã.

2. Livramento: “Os olhos do SENHOR estão sobre os justos; e os seus ouvidos, atentos ao seu clamor.... Os justos clamam, e o SENHOR os ouve e os livra de todas as suas angústias… Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas. Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra.” (Salmo 34:15,17,19-20). Deus sabe bem tudo por que estamos passando, e está atento ao que lhe pedimos: isto é um imenso privilégio do qual gozamos. O justo sofre muitas aflições, às vezes mais do que o incrédulo, mas o SENHOR o livra de todas, dando-lhe consolo para a angústia da alma enquanto aqui se encontra, e felicidade eterna quando deixar esta terra.

3. Cuidado nas enfermidades: “O SENHOR o sustentará (aquele que atende ao pobre) no leito da enfermidade; tu renovas a sua cama na doença.” (Salmo 41:3). Como o Senhor Jesus disse: “bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”. Esta é uma promessa específica para os que têm compaixão pelos pobres e necessitados e os atendem. Deus os recompensará quando estiverem enfermos, suavizando o seu sofrimento.

4. Morada no céu: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar.” (João 14:1-2) A perturbação é conseqüência da aflição. Os discípulos iam se perturbar com os eventos que se seguiriam, mais ainda com a ascensão do seu Mestre ao céu deixando-os aqui. Também ficamos perturbados com aflições como doença, desastres, perseguição. O Senhor Jesus sabe disto, e nos indica o remédio: confiar na Sua palavra, assim como cremos em Deus. Crer em Deus indica sabedoria, não ser néscio como o ateu. Mas crer em Cristo é mais ainda: é ter certeza da Sua identidade como o Filho de Deus, a Verdade a nós revelada, a Palavra, portanto tudo o que Ele disse é a realidade absoluta. É impossível fazer-nos compreender como é a casa do Deus-Pai. O imenso universo é obra de Deus e não chegamos a descobrir os seus limites. No livro do Apocalipse temos uma descrição da imensa Nova Jerusalém, e entendemos que as moradas a que o Senhor Jesus se refere se encontram ali. E Ele foi ali preparar um lugar para cada um dos seus remidos. Ele nos deu a Sua palavra, e ela não falha. Sabendo isto, por que ficar perturbados? As aflições por que passamos se tornam insignificantes diante dessa perspectiva.

5. As aflições resultarão em bem muito maior: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito… Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.” (Romanos 8:28, 2 Coríntios 4:17, NVI). Coisas boas e ruins, claras ou escuras, doces ou amargas, fáceis ou difíceis, alegres ou tristes, prosperidade ou pobreza, saúde ou enfermidade, serenidade ou tempestade, conforto ou sofrimento, vida ou morte, enfim, todas as coisas são usadas por Deus para o bem daqueles que O amam. Muito disto são aflições duras, difíceis de suportar e mesmo incompreensíveis para nós, pois não temos uma visão global para nos mostrar o bem que produzem. Lembremos de Jó, de José, de Daniel, que viram o bem resultante do seu sofrimento ainda aqui na terra. Mas diante da glória eterna produzida pelos nossos sofrimentos, eles são leves e momentâneos. Quantos de nossos irmãos através da história sofreram atrozmente nas mãos dos ante-Cristos e com isso preservaram a luz do Evangelho para que milhões fossem salvos depois deles até os nossos dias!

6. A graça de Deus nos basta: “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Coríntios 12:9). Quantas vezes temos rogado a Deus que nos tire algo que nos aflige, e Deus nos responde com uma negativa, assim como aconteceu com Paulo. Não precisamos, nem devemos, rogar pela graça de Deus, porque ela já está conosco. A companhia do Filho de Deus de que gozamos mediante o Seu santo Espírito em nós, e a força do Seu poder que Ele nos concede pela Sua graça, são muito melhores do que a simples remoção de provas e sofrimentos. Como fez Paulo, alegremo-nos por isso com nossas fraquezas para que o poder de Cristo repouse em nós.

7. Alegria pelo privilégio de sofrer pela fé em Cristo: “alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Se, pelo nome de Cristo, sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória de Deus” (1 Pedro 4:13-14). As aflições causadas pela nossa fidelidade ao nome de Cristo são prova de que sobre nós repousa o Espírito da glória de Deus. Isto nos deve alegrar, pois somos bem-aventurados, e nos regozijaremos e nos alegraremos na revelação da glória de Cristo, quando Ele voltar ao mundo. A nossa alegria nunca será interrompida, pois “Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21:4).