quarta-feira, 17 de março de 2010

A verdadeira Felicidade...

“De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados;
ficamos perplexos, mas não desesperados; abatidos, mas não destruídos”

Se entendermos que Deus é a fonte real da
verdadeira felicidade, podemos interpretar este versículo,
alegando que o fato de a pessoa
possuir a felicidade eterna, não exclui em hipótese alguma o sofrimento
de sua existência. Seria a felicidade a ausência do sofrimento?
Acredito que não. É bom ressaltar que a despeito da existência
da adversidade, a pessoa que é feliz não permanece nela.
Sua felicidade não é norteada por fatores externos.
O sofrimento é mais uma etapa a ser superada.
Paulo diz que até para o sofrimento há um limite;
“ficamos perplexos, mas não desesperados”.
o sofrimento e a tristeza não denotam falta de
felicidade, mas apenas um estado de aflição temporal:
“No mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo,
eu venci o mundo”.

Um bom exemplo disso foi a vida de Horatio Gates Spafford, autor do hino “Sou feliz com Jesus meu Senhor!”.

Em 1873, Horatio Gates Spafford, presbiteriano e advogado em Chicago, com sua esposa e suas quatro filhas planejou uma viagem para descanso na Europa. Mas problemas de negócios imprevistos forçaram Spafford a adiar sua partida; sua esposa e as filhas viajaram em novembro de 1873; numa colisão com outro navio, o "Ville du Havre" naufragou no Oceano Atlântico, tendo morrido as filhas e sido resgatada a esposa, que enviou uma mensagem telegráfica para Spafford: "Saved alone" (Salva, sozinha). Spafford escreveu a letra deste lindo hino quando outro navio, que o transportava para a Inglaterra, chegou perto do local da tragédia.


É fato de que não experimentamos neste mundo tudo o que Deus queria nos oferecer. Entendo que a felicidade que procede de Deus é um caminho que se inicia aqui nesta vida com a presença do Espírito Santo em nós, não obstante às tribulações, mas que se concluirá na eternidade, quando conheceremos em sua plenitude a fonte da felicidade eterna que é Deus.

Letra do hino de Horatio Gates Spafford

Sou feliz com Jesus meu Senhor!

Se Paz a mais doce me deres gozar,
Se dor a mais forte sofrer,
Oh seja o que for,
Tu me fazes saber,
Que feliz com Jesus sempre sou!

Sou feliz com Jesus!
Sou feliz com Jesus meu Senhor!

Embora me assalte o cruel Satanás,
E ataque com vis tentações;
Oh, Certo eu estou,
Apesar de aflições,
Que feliz eu serei com Jesus!

Meu triste pecado , Por meu Salvador,
Foi pago de um modo cabal;
Valeu-me o Senhor,
Oh, Mercê sem igual!

Sou feliz!
Graças dou a Jesus!
Sou feliz com Jesus!
Sou feliz com Jesus meu Senhor!

A vinda eu anseio do meu Salvador;
Em breve virá me levar.
Ao céu onde eu vou
Para sempre morar
Com remidos na Luz do Senhor!

Sou feliz com Jesus!

Anne Grace Lind, neta de Spafford, guardou a quinta estrofe do hino, descoberta em 1995, com o seguinte texto:

"Prá mim só importa Cristo prá viver.
Se o Jordão ameaçar me afogar.
Oh! Não sofrerei, pois, na morte e na vida,
Tu me darás Tua paz!"

Fique na paz do Senhor Jesus