terça-feira, 6 de janeiro de 2009

ANDE COM OS SÁBIOS




AQUELE QUE ANDA COM OS SÁBIOS SERÁ CADA VEZ MAIS SÁBIO,

MAS O COMPANHEIRO DOS TOLOS ACABARÁ MAL.

Provérbios 13.20


O antigo ditado popular “uma maçã podre estraga o cesto” é freqüentemente aplicado às amizades, e com razão.

Nossos amigos e colegas nos afetam; às vezes profundamente. Seja cuidadoso ao escolher seus companheiros mais chegados. Passe seu tempo com as pessoas com quem deseja se parecer, porque você e seus amigos certamente parecerão uns com os outros.


A Bíblia é o livro por excelência. No texto bíblico acima, encontramos um maravilhoso conselho. Ao andarmos com os sábios estaremos alcançando cada vez mais sabedoria, e se, em vez disso, tivermos como companhia pessoas néscias, certamente iremos de mal a pior.

Muitas vezes vemos jovens com um futuro promissor colocando tudo a perder, por causa das pessoas que escolheram para ser seus amigos. Não raras vezes, pessoas que foram criadas e educadas em lares estruturados, tendo pais que vivem uma vida equilibrada e que lhes deram todas as oportunidades para serem pessoas de bem e respeitáveis, acabam, já na adolescência, se enveredando pelo caminho das drogas, da prostituição, do roubo, da corrupção e até mesmo dos assassinatos; situações essas criadas em função do grupo de pessoas que elas têm ao seu redor. Em muitas das vezes a situação se torna tão crítica, que jamais conseguem sair do quebra-cabeça diabólico em que se meteram.

Feliz aquele que consegue rebater os convites vindos de pessoas que querem levar uma vida fácil e cheia de prazeres efêmeros. Bem-aventurado aquele que é criterioso ao escolher as pessoas com as quais estará se relacionando no transcorrer de toda sua vida. Quem anda dentro deste padrão, terá sem dúvida alguma, inúmeras oportunidades de conhecer e conviver com gente de ótimo caráter, que zela por um comportamento ético e moral.

O exercício da sabedoria, nos leva a tomar decisões acertadas em todas esferas da nossa vida, como por exemplo: casamento, profissão, realização de negócios equilibrados, onde a razão estará acima das emoções.

As decisões mais sábias que podemos tomar estão na área espiritual: a nossa tomada de posição, tendo Jesus como Senhor e Salvador de nossa alma, um pacto sério com Deus no sentido de lermos a sua Palavra, guardar em nosso coração e praticá-la. A Palavra de Deus nos indicará com quais pessoas devemos ou não andar. Temos tudo para viver como sábios, e isso só depende de nós, pois Deus preparou um excelente caminho para trilharmos.


PARA REFLETIR:


Com quem você está andando?