segunda-feira, 7 de abril de 2008

Fé em Deus

“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11.6).

A Segunda doutrina fundamental é “fé em Deus”. “Fé em Deus” se refere à sua atitude para com Deus. Alguns odeiam a Deus e se rebelam contra Ele. Outros O temem. A sua atitude deve ser uma atitude de fé em Deus.

Tanto a fé quanto o arrependimento são necessários para a genuína conversão. Voltar-se para Deus sem abandonar o pecado não é verdadeiro arrependimento. Tentar abandonar o pecado sem voltar-se para Deus em fé termina em queda. O ministério de Paulo para os não salvos era:

“Testificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus [Cristo]” (Atos 20.21).

Tanto o arrependimento quando a fé em Deus são necessários para a salvação.

DEFINIÇÃO

Fé significa crer e ter certeza de alguma coisa. Crer significa ter confiança. As palavras “fé, crer e confiar”, todas elas, significam a mesma coisa quando nós usamos em relação a Deus.
A Bíblia define a fé como:

“...a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem” (Hebreus 11.1).

A Bíblia Viva traz esta definição:

“O que é fé? É a convicção segura de que alguma coisa que nós queremos vai acontecer. É a certeza de que o que nós esperamos está nos aguardando, ainda que o não possamos ver adiante de nós” (Hebreus 11.1).

A fé dá segurança de que as coisas prometidas no futuro são verdadeiras e que as coisas invisíveis são reais.

ESPERANÇA:

A fé difere da esperança. Esperança é um desejo ou atitude de expectativa concernente às coisas no futuro. Fé é crer em alguma coisa que você não pode ver mas tem certeza de que você já possui. A esperança está na mente. A fé está no coração (1 Tessalonicenses 5.8). Neste versículo a fé é associada com a região do coração como uma couraça. Esperança é um capacete associado com a cabeça.

A esperança é uma atitude mental de expectativa sobre o futuro. A fé é uma condição do coração produzindo crença em Deus (Romanos 10.10).

Não é suficiente aceitar o Evangelho com a mente. Esta não é a fé da Bíblia e não produz mudança em sua vida. A verdadeira fé bíblica, crer com o coração, sempre produz mudanças em sua vida. O resultado é alguma coisa experimentada no presente, não alguma coisa esperada no futuro.

A MENTE SOBRE A MATÉRIA:

Fé não é a mesma coisa que “mente sobre a matéria”, que é ensinado por algumas religiões. “A Mente sobre a matéria” ensina que o homem pode vencer todos os problemas no mundo real (o mundo da matéria) por usar sua mente, razão ou poder da vontade. Este tipo de ensinamento está centrado no homem. Eles repousam sobre o eu e não em Deus. “A Mente sobre a matéria” não é baseada na Palavra de Deus. A Fé está centrada em Deus, não no homem. Ela é um dom de Deus, não alguma coisa que o homem produz através do auto-esforço de sua mente.

TIPOS DE FÉ

Há diferentes tipos de fé:

A FÉ NATURAL:

Esta é uma confiança nas coisas que são comprovadamente estáveis. Por exemplo, ter fé que a cadeira na qual você está sentando suportará você. Este fé não é uma “fé em Deus”. Ela é uma fé natural em certas coisas ao redor das quais você tem aprendido pela experiência que normalmente são confiáveis.

Os tipos de fé que seguem são o que nós queremos dizer quando falamos sobre “fé em Deus”: FÉ SANTIFICADORA:

“Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gálatas 2.20).

A fé santificadora capacita o crente a viver uma vida santa após a conversão. Você aprenderá mais sobre a santificação no último capítulo deste curso, quando nós aprenderemos sobre a perfeição.

Fé em Deus inclui fé santificadora que é crer que você pode viver uma vida santa. Você não faz isto por sua própria força, mas através do poder de Deus que habita em você.

FÉ DEFENSIVA:

A fé é uma das armas de defesa contra seu inimigo espiritual, Satanás (Efésios 6.16). Satanás tentará atacar sua fé por enviar “dardos” de descrença para sua mente. Ter fé em Deus providencia uma defesa espiritual par estes ataques.

FÉ SALVADORA:

“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5.1).

Fé em Deus, combinada com verdadeiro arrependimento, é fé salvadora. Salvação é conhecer, crer e pessoalmente aceitar a mensagem do Evangelho. Fé salvadora requer uma resposta pessoal em Deus. Nenhuma pessoa pode responder em nome de outra. Cada pessoa é salva por sua própria resposta ao Evangelho.

Fé é um ato. É o Dom de Deus para o homem, para capacitá-lo a ser salvo (Efésios 2.8). Mas a fé também é um ato. Cada pessoa deve agir baseada na fé dada por Deus. Fé em Deus é sua resposta, sua ação pela fé Nele.

Após você experimentar “fé em Deus” e tornar-se um crente, tanto o fruto espiritual da fé quanto o dom da fé aumentarão sua fé em Deus. O dom e o fruto da fé serão discutidos em detalhe no nosso curso intitulado “O Ministério do Espírito Santo”.

FÉ MAL DIRIGIDA

A doutrina que nós estamos estudando é chamada de “Fé em Deus”. Ela não é uma fé geral, mas é uma fé dirigida. Mas você pode ter uma fé mal dirigida. Uma fé mal dirigida pode ser uma fé em...

ARMAS NATURAIS:

“Não confio no meu arco, e não é minha espada que me salva” (Salmos 44.6).

GRANDES HOMENS:

“Não confieis em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação” (Salmos 146.3).

EU:

“O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria será salvo” (Provérbios 28.26).

ÍDOLOS:

“Tornarão atrás e confundir-se-ão de vergonha os que confiam em imagens de escultura e às imagens de fundição dizem: vós sois nossos deuses” (Isaías 42.17).

FALSOS PROFETAS:

“Não confieis em palavras falsas... Eis que vós confiais em palavras falsas, que para nada vos aproveitam” (Jeremias 7.4,8).

PODER NATURAL:

“Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do Senhor, nosso Deus” (Salmos 20.7).

SAÚDE:

“Eis o homem que não fazia de Deus a sua fortaleza; antes, confiava na abundância dos seus bens e na sua perversidade se fortalecia” (Salmos 52.7).

AMIGOS:

“Até o meu amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o calcanhar” (Salmos 41.9).

Ter fé não suficiente. A sua fé pode ser mal dirigida. A verdadeira fé é fé dirigida. Ela é uma “fé em Deus”.

A IMPORTÂNCIA DA FÉ

Há duas razões por que a fé em Deus é requerida:

ELA É NECESSÁRIA PARA A SALVAÇÃO:

A primeira razão porque a fé em Deus é importante, é que sem ela você não pode ser salvo (Marcos 16.16; Efésios 2.8; Lucas 8.12).

VOCÊ NÃO PODE AGRADAR A DEUS SEM FÉ:

A Segunda razão é que você não pode agradar a Deus sem ela (Hebreus 11.6).

NÍVEIS DE FÉ

A Bíblia revela que há diversos níveis de fé. Jesus falou de pessoas que não usaram sua fé como sendo “incredulidade” (Mateus 17.17). Ele falou daqueles com pouca fé (Mateus 6.30; 8.26; 14.31; Lucas 12.28) e daqueles com grande fé (Mateus 8.10; 15.28; Lucas 7.9).

A Bíblia ensina que cada pessoa tem um certa medida de fé que lhe é dada como um dom de Deus (Romanos 12.3b). Cada crente tem alguma fé porque é por meio da fé que nós somos salvos (Efésios 2.8).

COMO AUMENTAR A FÉ

A fé santificadora o capacita a viver uma vida santa. Aumentar a fé o ajudará rumo à perfeição. O escudo defensivo da fé o protegerá dos ataques do inimigo, Satanás. Se você aumentar sua fé, você aumentará suas forças espirituais defensivas. A Bíblia mostra-nos como aumentar a fé:

“E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Romanos 10.17). Você aumenta sua fé para com Deus ao ouvir Sua palavra . Você deve primeiro ouvir a palavra de Deus para arrepender-se do pecado e receber Jesus como Salvador. A Fé Salvador vem ao ouvir a Palavra de Deus.

Após você ser salvo, ensinamentos e pregações bíblicas continuarão a aumentar sua fé. Quanto mais você ouve a Palavra de Deus, mais sua fé aumenta. O crescimento da fé facilita a viver uma vida santificada e a se defender dos ataques espirituais do inimigo. Mesmo uma pequena quantidade de fé já é algo poderoso:

“E ele lhes respondeu... Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível” (Mateus 17:20).

Nada é impossível se você tiver ao menos uma pequena quantidade de fé.

FÉ E OBRAS

Fé é um Dom de Deus. Não pode ser aumentada pelas obras. Por fé queremos dizer "aquilo que você crê". Por obras queremos dizer "aquilo que você faz". A Bíblia ensina:

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é Dom de Deus;não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9).

Fé é Dom de Deus para crer. Isto não quer dizer as obras [o que você faz] não sejam importantes. Fé vem primeiro como Dom de Deus. Obras [o que você faz] são o teste se sua fé é ou não é verdadeira. Tiago escreveu:

“Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, E qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem ,contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé” (Tiago 2:14-18).

Suas obras...como você vive e reage às necessidades que estão ao seu redor ...são um teste da realidade de sua fé.

Tiago faz a ligação entre fé e obras como exemplo de relacionamento entre o corpo e o espírito do homem. A Bíblia ensina que quando o homem morre, seu espírito deixa seu corpo. Tiago diz que...

“...assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta” (Tiago 2:26).

Seus atos refletem a fé que está dentro de você:

“O justo viverá pela fé” (Gálatas 3:11).

UM EXEMPLO DE FÉ

Hebreus capítulo 11 lista os nomes de pessoas que foram grandes exemplos de fé. Mas há um homem na Bíblia que é chamado "o pai de todos os que crêem" (Romanos 4:11). Seu nome é Abraão.

Cristãos são aqueles que andam nas pisadas de fé que teve Abraão (Romanos 4:12) e são conhecidos como filhos de Abraão (Gálatas 3:7). Por sua fé Deus, Abraão foi justificado: “E se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado por justiça...” (Tiago 2:23).

Quando Paulo queria ilustrar a fé em Deus, ele usava Abraão como exemplo:

“E não somente por causa dele está escrito que lhe foi levado em conta;mas também por nossa causa, posto que a nós igualmente nos será imputado, a saber, a nós que cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação” (Romanos 4:23-25).

Paulo diz que o testemunho de fé de Abraão o qual resulta em justificação não foi deixado somente para ele. O testemunho foi deixado também para nós, ao crermos na mensagem do Evangelho, para assim podermos ser justificados.

As razões pelas quais Abraão é um exemplo a ser seguido:

ELE OUVIU A PALAVRA:

Abraão creu nas promessas de Deus:

ELE CREU NA PALAVRA:

Ele não somente ouviu as promessas de Deus, ele acreditou nelas:

“Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência” (Romanos 4:18).

“A quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma” (1 Pedro 1:8-9).

ELE MUDOU SUA CONDIÇÃO DE PERDIDO:

Ouvir a Palavra de Deus resultou em uma mudança na vida de Abraão:

“Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara” (Romanos 4:18-19).

Exatamente como homens e mulheres perdidos no pecado, Abraão encarava sua condição de perdido no mundo natural. A promessa de tornar-se pai de muitas nações só poderia vir através de Deus, pois Abraão e Sara já eram bastante velhos para poderem Ter filhos. A salvação vem somente através de Jesus Cristo. Não há outro meio de receber a promessa a não ser pela fé no Seu plano de salvação:

“E, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé...” (Efésios 3:17).

ELE ACEITOU A PROMESSA COMO UMA VERDADE:

“Não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus” (Romanos 4:20).

Isto é fé em Deus.

UM EXEMPLO PARA NÓS

A fé para com Deus demonstrada por Abraão, é um exemplo para ser seguido. Você deve: ?? Ouvir a Palavra de Deus .

?? Crer na Palavra de Deus.

?? Sair de sua condição de perdido (arrepender-se de suas obras mortas).

?? Aceitar as promessas de Deus como uma verdade. Sua promessa é que você será justificado pelo arrependimento e fé em Deus através de Jesus.