sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

ADORNANDO A NOIVA

11ª Pedra – Ônix ou Crisópraso

BASE: Apocalipse 19:7b “porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e já a sua noiva se preparou”

INTRODUÇÃO
A Igreja, composta de pessoas que têm Jesus Cristo de Nazaré como o Único Senhor e Salvador de sua vida, é a Noiva, e Ele o Noivo.

Haverá um dia em que nos encontraremos com Jesus, no céu e devemos nos enfeitar, nos preparar para esse dia.

Sem enfeites falsos, mas com adornos verdadeiros, fundamentos genuínos.

ALVOS
· RETIRAR A PEDRA - FALSIDADE MINISTERIAL
· DESLIGAR-SE DA MENTIRA
· ENFEITAR-SE COM ONIX/CRISÓPASO – VERDADE

Pedra falsa – Falsidade Ministerial – Ef 4:11-12
Deus constituiu fundamentos ministeriais na igreja, cada um com uma função específica, para o aperfeiçoamento da mesma:

O apóstolo que deve trazer o fundamento da Palavra ao povo, e que deve trabalhar com os outros quatro ministérios, respeitando-os, em humildade

O profeta que deve apontar ao povo o Caminho correto

O evangelista que deve levar a Palavra da Salvação

O pastor que deve cuidar das ovelhas

O mestre que deve ensinar as verdades contidas na Palavra

Mas o que acontece, e o que a Bíblia diz, são:

Homens que, por suas palavras, por politicagem, sem que Deus os tivesse escolhido, têm sido ungidos como apóstolos sobre outros homens e são verdadeiros cactos, espinheiros, que trazem destruição ao povo de Deus (Jz 9:8-15) – O espinheiro, sem folhas é uma árvore baixa (considerado um arbusto) não tem muita sombra a oferecer. Na Palestina, no verão, quando faltava as chuvas por seis meses, o fogo que pega nos abrolhos os consome velozmente ameaçando árvores de grande valor como os cedros (Bíblia Vida Nova).

Falsos profetas, verdadeiros endemonhiados, têm proferido palavras falsas, levando o povo, não à intimidade, nem ao arrependimento com conseqüente vitória, mas ao inferno, à tormenta, à derrota, por suas vãs palavras e mentiras, são verdadeiros profetas de Baal, que se vendem, se dão à avareza, são cauda para o Senhor (I Sm 18:10, Is 30:9-11, Lam. 2:14, I Re 22:20-23, Jer. 2:8, Jer. 6:13, Mq 3:11, Is 9:15). O Senhor adverte aos profetas que proferem mentiras que a mentira que eles proferirem virá contra eles e a morte os alcançará (Jer.14:15, Jer. 28:15-17). Deus usa seus verdadeiros servos para cegá-los e trazer a libertação à quem precisa ( At 13:6-12)

Homens que, com desculpa de levar a Palavra de Deus, têm usado a mídia para se auto-promoverem, têm querido o Dom de Deus a força, mas Deus não divide a Sua glória com ninguém e tudo é pelo Seu Espírito (At 8:17-25, Is. 42:8 e 12, Zc 4:6)

Falsos pastores, que gostam de dormir ao invés de cuidarem de suas ovelhas, são considerados como cães (Is. 56:10-11; Naum 3:18), porque são brutos e não buscam ao Senhor, não podem prosperar e o seu rebanho se dispersa (Jr. 10:21), Ai destes pastores que dispersam as ovelhas, que não as visitam, que não cuidam delas (Jer.23:1-2, Ez 34:2-10), pastores que esqueceram que Jesus é o verdadeiro lugar de repouso e, ao invés disso têm colocado jugo sobre as ovelhas (Jer.50:6). O Senhor chama os pastores ao arrependimento (Jer. 25:34)

Falsos mestres que ensinam a mentira (Jer 9:5), ensinam por interesse no dinheiro (Mq 3:11), não vivem o que ensinam, blasfemando assim o nome de Deus (Rm 2:17-24), são soberbos e nada sabem, achando que podem lucrar ensinando erroneamente (I Tm 6:3-6)

DESLIGANDO-SE DA MENTIRA
Talvez você diga: “Eu não sou nenhum destes, nem pastor, nem apóstolo, nem mestre, muito menos profeta ou evangelista”, Mas o que eu quero lhe dizer é que somos um só Corpo, e que, fazendo parte deste Corpo, você é responsável sim. O apóstolo Paulo colocou isso muito bem, quando disse: “Assim como um só corpo tem muitos membros, assim nós somos membros uns dos outros, em Cristo”(Rom.12:4-5). Temos que orar pelos nossos líderes e pedir ao Senhor para que tires as máscaras e caia por terra de nossa vida todo fingimento e toda mentira, toda falsidade, todo falso fundamento seja quebrado e seja erguido o Verdadeiro – Jesus Cristo. (Col. 4:3, I Cor 3:10-11), O Senhor nos chamou para a verdade. Disse Jesus: “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14:6)

ADORNANDO COM ONIX/CRISÓPASO - VERDADE
Em Êxodo 28:20 vemos a roupa do sacerdote, e hoje nós, como noiva de Cristo, sacerdócio real, temos que nos enfeitar com pedras verdadeiramente preciosas.

O Onix ou Crisópaso é uma pedra preciosa, uma espécie de mármore com camadas policrômicas (coloridas), é a segunda da Quarta ordem das doze pedras do sumo-sacerdote e o décimo fundamento da Nova Jerusalém (Ap. 21:20).

Jesus é vida, mas aqueles que tem se portado com falsidade dirão: “Fizemos pacto com a morte, e com o Seol fizemos aliança; quando passar o flagelo trasbordante, não chegará a nós; porque fizemos da mentira o nosso refúgio, e debaixo da falsidade nos escondemos.

Assim diz o Senhor Deus: Eis que ponho em Sião como alicerce uma pedra, uma pedra provada, pedra preciosa de esquina, de firme fundamento; aquele que crer não se apressará.”(Is. 28:15-16).

A nossa pedra de esquina, Jesus, Ele desfaz o sinal dos falsos profetas (Is. 44:24-27), Ele cuida de nós como ovelhas, pois é o nosso pastor que deu a vida por nós (Jer. 23:3-5 e Jo 10:11), Ele nos ensina (Is. 48:17, Is. 54:13), e nos aconselha a nos lembrar dos nossos guias e obedecê-los, pois eles darão conta de nossas almas (Hb 13:7 e 17).

Adorne-se da Verdade, adorne-se de Jesus.