sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

ADORNANDO A NOIVA

3ª Pedra - Carbúnculo

BASE: Apocalipse 19:7b “porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e já a sua noiva se preparou”

INTRODUÇÃO
A Igreja, composta de pessoas que têm Jesus Cristo de Nazaré como o Único Senhor e Salvador de sua vida, é a Noiva, e Ele o Noivo.

Haverá um dia em que nos encontraremos com Jesus, no céu e devemos nos enfeitar, nos preparar para esse dia.

Sem enfeites falsos, mas com adornos verdadeiros, fundamentos genuínos.

ALVOS
· RETIRAR A PEDRA DA FALTA DE PERDÃO
· DESLIGAR-SE DO PASSADO (Mateus 18:15-22)
· ENFEITAR-SE COM AMOR – CARBÚNCULO ( (Êxodo 28:17)

Pedra falsa – FALTA DE PERDÃO

A igreja ainda está acostumada a ver Mateus 18 como um texto de disciplina: “Aquele irmão pecou, vamos desligá-lo”, mas, ao invés disso, Jesus está nos falando para perdoar.

Muitas vezes nos é mais fácil desligar-nos de alguém a quem nos fez mal. Desligar fisicamente, mas não emocionalmente.

No texto apresentado vemos que Jesus está nos mandando perdoar. Mais do que perdoar, insistir em perdoar.

Está comprovado cientificamente que a pessoa que não consegue perdoar poderá apresentar sintomas variados desde dores de cabeça até câncer.

Geralmente a quem você ama é que consegue lhe ofender.

Quem não perdoa:

  • Não esquece o passado
  • Dorme e acorda pensando no que o outro fez
  • Está preso, carregando um peso.
  • Todos percebem, pois ele sempre comenta sobre o fato, expondo assim as suas feridas purulentas
  • Está cego e não consegue enxergar o outro e acaba sendo atormentado por demônios (veja a parábola do credor incompassivo – Mt. 18:35)

Quando Pedro perguntou para Jesus quantas vezes ele deveria perdoar, ele mesmo já veio com a resposta: sete. Talvez ele pensasse em Caim (Gn. 4:15, se Deus foi capaz de perdoar a Caim 7 vezes, então, se quero ser “bom” tenho que perdoar 7 vezes). Lameque (em Gn. 4:23 e 24) quis ir além e matou 2 pessoas por coisas corriqueiras, como um pisão no pé ou um arranhão, ele então disse: “Bom, se Deus perdoou Caim 7 vezes, a mim perdoará 70x7. Lameque foi cínico. Muitas vezes tentamos ludibriar a Deus, com cinismos deste tipo, dizendo: “Se Deus é perdoador, eu posso pecar, e depois Ele me perdoa, afinal, ‘Deus é amor”

Deve-se haver perdão em todas as instâncias, inclusive no casamento. Quando Jesus disse sobre o divórcio, em Mateus 19:4-8, Ele disse que Móises só permitiu o divórcio por causa da dureza do coração. Até a razão que Jesus deu para o divórcio poderá ser eliminada, se houver perdão.

Perdoe-se. Uma mulher, por não se perdoar, tendo cometido vários abortos, achou que o seu único fim seria a morte e tentou o suicídio. Deus a libertou e ela se libertou e hoje é uma serva ativa na Casa do Senhor. (essa sou eu).

Tire hoje a pedra da falta de perdão.

Quando Jesus respondeu à Pedro 70x7, Ele estava indo além de Lameque, não o perdoar por perdoar, mas o perdoar e abençoar. Como? Desligando as ataduras do passado.

DESLIGANDO-SE DO PASSADO
A nossa pedra de hoje é o carbúnculo. O carbúnculo, na medicina, é uma infecção necrosante da pele e tecido subcutâneo, que produz lesão com secreção purulenta. Doença que produz feridas purulentas, produzida pelo ANTRAZ (Dic. Aurélio e Larousse – vol. 5).

Quando você não consegue perdoar, você é atormentado e, como vimos, tanto espiritual, como fisicamente, você poderá ter carbúnculos (feridas purulentas)

Isaías 43:18-19 – Não se lembre mais do passado, o Senhor quer lhe trazer à luz e você louvará ao Senhor livremente.

2 Cor. 5:17 diz que “SE você está em Cristo, é nova criatura, as coisas velhas se passaram e tudo se fez novo”. Existe uma condicional para se desligar do passado, é estar em Cristo.

ADORNANDO COM CARBÚNCULO - AMOR
Em Êxodo 28:17 vemos a roupa do sacerdote, e hoje nós, como noiva de Cristo, sacerdócio real, temos que nos enfeitar com pedras verdadeiramente preciosas.

O Carbúnculo é uma pedra preciosa, da cor vermelha, é uma espécie de rubi com um brilho muito intenso, é considerada a mais preciosa dos rubis (Enciclopédia Larousse –vol5) a Terceira da primeira ordem das doze pedras do sumo-sacerdote.

O vermelho do carbúnculo nos faz lembrar do sangue de Jesus, que foi derramado na cruz do Calvário, o sangue que nos limpa de todo o pecado. O sangue que simboliza perdão, transformando o sujo em limpo. O sangue puro que simboliza o amor supremo de Deus por nós, que deu o Seu Único Filho para nos salvar.

Em Isaías 54:11-12 o Senhor nos mostra que quer tirar de nos a tormenta (lembre-se: quem não perdoa é atormentado). Tirar as feridas e colocar fortalezas de rubi e porta de carbúnculo. Não o carbúnculo doença, mas o carbúnculo pedra preciosa.

Ap. Valnice Milhomens, em seu livro “Personalidades Restauradas” diz: “As portas são o lugar onde exercemos nossa autoridade, manifestamos nossa vontade, fazemos nossas escolhas e tomamos nossas decisões”.

Hoje é o dia da decisão: Você quer ficar com a ferida purulenta da falta de perdão que o inimigo teima em colocar em sua vida, fazendo-lhe lembrar constantemente do passado ruim, ou fechar a porta com a pedra mais preciosa entre os rubis. A escolha é sua.