sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

ADORNANDO A NOIVA

4ª Pedra - Esmeralda

BASE: Apocalipse 19:7b “porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e já a sua noiva se preparou”

INTRODUÇÃO
A Igreja, composta de pessoas que têm Jesus Cristo de Nazaré como o Único Senhor e Salvador de sua vida, é a Noiva, e Ele o Noivo.

Haverá um dia em que nos encontraremos com Jesus, no céu e devemos nos enfeitar, nos preparar para esse dia.

Sem enfeites falsos, mas com adornos verdadeiros, fundamentos genuínos.

ALVOS
· RETIRAR A PEDRA DA DEPRESSÃO
· DELIGAR-SE DA AUTOPIEDADE (I Samuel 1:1-18)
· ENFEITAR-SE COM FERTILIDADE – ESMERALDA (Êxodo 28:18)

Pedra falsa – DEPRESSÃO
Depressão: abaixamento de nível por pressão; debilitar-se.

Ana era uma mulher deprimida. E, se você vivesse nos tempos em que ela viveu e no meio do povo em que Ana vivia, daria toda razão a ela.

A sociedade exigia que a mulher tivesse pelo menos um filho, e Ana não tinha nenhum. Isso deu direito a Elcana, seu esposo a ter uma outra mulher, Penina, que tinha filhos e atormentava Ana.

Ana era amada, tinha o melhor de seu esposo, mas continuava deprimida. Segundo alguns psicólogos, a depressão, apesar de haver fatores externos, não é externa, não são fatos externos que a geram, mas sim fatos internos. A pessoa internaliza situações e então fica deprimida. Olhando para baixo.

A depressão, segundo a psicologia, é genética, ou seja, o indivíduo carrega uma predisposição para deprimir-se.

Além da genética, segundo a psicologia, a pessoa também pode ter aprendido a deprimir-se. Ela, em algum ponto de sua vida, se escondeu de algo, e sempre quando há algum problema, se esconde.

As pressões que Penina causava à Ana lhe faziam mais deprimida, e não engravidava.
É um círculo vicioso: Ana não engravidava, sofria pressão de Penina, ficava deprimida e não engravidava.

Quando se está deprimido, não se tem vontade de comer, a esterilidade é fatal!
Talvez você pense: “Eu preciso levar pessoas a Cristo”. Isso é verdade! E o inimigo diz: “Eu estou levando mais pessoas para o inferno do que você” e você, pela pressão do inferno, se abate, não se alimenta da palavra de Deus e fica mais estéril ainda.



DESLIGANDO-SE DA AUTOPIEDADE.
Enquanto você se sentir coitadinho, dizendo “nada dá certo prá mim”, “minha vida é uma água”, etc, etc, etc. Você vai continuar estéril e Penina vai continuar zombando de você.

Hoje o Senhor quer que você seja liberto da Auto-Piedade.

Veja o verso 9-19 - Ana resolveu se alimentar e resolveu orar. E quando alguém resolveu julgá-la, ao invés de ficar chorando e se encolher em seus problemas, ela disse para o sacerdote o que estava acontecendo. Ana estava se desligando da autopiedade.

Veja que Ana não tinha ficado grávida, não tinha tido relações com seu marido e, muito menos, tinha tido um filho. Mas “o seu semblante não era mais triste”.

Foi diante do Senhor que Ana, tirou a pedra da depressão e desatou toda amarra de autopiedade. Ana já era uma nova mulher.

Ana estava pronta para adorar ao Senhor, pois foi diante d’Ele que Ana se abriu.
Asafe, no Salmo 73, estava deprimido e injuriado, achando que era o último dos coitadinhos, até que ele foi diante do Senhor e entendeu todas as coisas.

ADORNANDO COM ESMERALDA – FERTILIDADE.
Em Êxodo 28:18 vemos a roupa do sacerdote, e hoje nós, como noiva de Cristo e sacerdócio real, temos que nos enfeitar com pedras verdadeiramente preciosas.

A Esmeralda é uma pedra preciosa, da cor verde, a primeira da Segunda, da ordem das doze pedras do sumo-sacerdote e o quarto dos fundamentos da Nova Jerusalém (Ap. 21:19)

O verde simboliza as plantas, também simboliza crescimento, fertilidade.

Uma árvore madura dá frutos. Um servo de Deus maduro dá frutos. Alguém cheio de melindres e “dodóis” não está maduro, mas hoje o Senhor que nos ajudar a arrancarmos a pedra falsa da depressão, nos desligarmos das amarras da autopiedade e nos adornarmos da fertilidade que vem d’Ele.

Ana deu à luz ao último dos juízes, ao fundador da monarquia em Israel, a um grande profeta que ungiu a dois reis. Que bom que Ana resolveu buscar ao Senhor!

O Senhor está querendo lhe ajudar a tirar a pedra da depressão e se desamarrar da autopiedade para que você cresça e seja fértil