sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Série: Adornando a Noiva.

1ª Pedra - Sárdio

BASE: Apocalipse 19:7b “porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e já a sua noiva se preparou”.

INTRODUÇÃO

A Igreja, composta de pessoas que têm Jesus Cristo de Nazaré como o Único Senhor e Salvador de sua vida, é a Noiva, e Ele o Noivo.
Haverá um dia em que nos encontraremos com Jesus, no céu e devemos nos enfeitar, nos preparar para esse dia.
Sem enfeites falsos, mas com adornos verdadeiros, fundamentos genuínos.

ALVOS
· RETIRAR A PEDRA DA DECEPÇÃO
· DESLIGAR-SE DA AMARGURA - João 11: 1-44
· ENFEITAR-SE COM ALEGRIA - SÁRDIO (Êxodo 28:17)


1ª Pedra falsa - A DECEPÇÃO (versos 21 e 32)
Duas irmãs, amigas de Jesus, sabiam de Seus poderes de cura, agora estavam tristes, decepcionadas com o Único amigo que poderia ajudá-las: curando o seu irmão.
Agora, depois de alguns dias que recebera a notícia, Jesus chega à aldeia e encontra-as ali demonstrando a sua decepção.
(DECEPÇÃO: FRACASSO DE UMA ESPERANÇA).
Em suas palavras elas estavam dizendo: Jesus, você nos abandonou, Jesus você foi ausente, agiu com descaso. Não deu importância àquelas pessoas que, pensávamos, considerava como amigas.
Jesus já havia dito à Marta que Lázaro ressuscitaria, mas a sua decepção pela ausência do Mestre não a deixava ver que atrás daquela pedra havia alegria.
As pessoas que estavam tentando consolá-las também estavam decepcionadas com Jesus, veja a seguir, ainda em João 11:36-37

Alguns tentaram ver algo de bom por traz da decepção, tentando justificar, dizendo: “Não, mas Ele amava a Lázaro”, mas outros já estavam com amargura.
Até tentaram consolar suas amigas, mas saíam de suas bocas palavras de amargura, de decepção.
Foi aí que Jesus mandou tirar a pedra.
Muitas vezes em nossas vidas a decepção tem nos cegado e não podemos enxergar atrás desta pedra dura, pesada, que traz um sentimento de abandono, auto-piedade e rejeição. A pedra da decepção.
Jesus não havia abandonado Marta, Maria e nem mesmo a Lázaro, mas, como está escrito na Segunda carta de Pedro 3:9, o Senhor não retarda a Sua promessa. Ele vem sempre no momento certo.
E hoje é o momento certo de retirarmos a pedra da decepção.

DESLIGANDO-SE DA AMARGURA
Quando Lázaro foi ressurreto, muitos, com certeza, ficaram espantados, e felizes.
Quando damos o passo para nos limparmos da decepção, sabedores que o Senhor nos ama e não nos decepciona e que, se o homem nos decepcionou, podemos, no Senhor, perdoar, então encontraremos a paz e alegria. Mas Jesus continuou: Desligai-o, desamarrai-o.
A decepção havia deixado aquelas pessoas amarguradas, tristes. Não pense que só liberando o perdão, “obedecendo” ao Senhor, você vai ficar livre. Você precisa desatar a amargura, arrancar a amargura dentro de você.
Agora havia a necessidade de desatar, não somente a Lázaro, mas também aos presentes ali.
Desatar a amargura que a decepção havia trazido.

ADORNANDO COM SÁRDIO – ALEGRIA
Em Êxodo 28:17 vemos a roupa do sacerdote, e hoje nós, como noiva de Cristo e sacerdócio real, temos que nos enfeitar com pedras verdadeiramente preciosas.
O Sárdio é uma pedra preciosa, da cor vermelha, a primeira da primeira ordem das doze pedras do sumo-sacerdote, e a Sexta dos doze fundamentos na Nova Jerusalém (Ap. 21:20).
O vermelho do sárdio representa a alegria, representa o vinho novo que Jesus quer derramar sobre a sua vida.

A alegria de viver na força do Senhor e em liberdade.
Quando Lázaro foi liberto, com certeza, ele correu para abraçar Jesus.
Se sinta abraçado pelo Senhor Jesus Cristo hoje, como noiva adornada da alegria do Senhor.